Tecnologia da área de construção pode auxiliar na gestão de decumentação

Um projeto de construção civil pode ser desafiador em muitas partes, especialmente por conta de processos minuciosos que exigem a colaboração de diferentes setores.

Um desses pontos é, sem dúvida a gestão de documentação, que acaba sofrendo um impacto negativo quando não é feita de forma eficaz, criando uma reação em cadeia que prejudica todos os envolvidos no projeto.

Para tentar minimizar esse problema, uma empresa austríaca está desenvolvendo uma plataforma que unirá os setores de gestão, manutenção e inspeção, permitindo o acompanhamento completo e uma comunicação mais direta e ativa entre as equipes. E essa plataforma também terá novos recursos para gerenciamento de documentos.

Essa plataforma terá como objetivo melhorar toda a organização, o controle de versões, a colaboração e a revisão da documentação inerente a uma obra, permitindo armazenamento e consulta digitais de contratos, plantas, aprovações, atualizações, alvarás e tudo o que for relativo à obra, atendendo todas as necessidades dos projetos em construção civil.

Embora seja simples em essência, o gerenciamento de documentos é uma parte que pode, inclusive, atrasar a entrega de uma obra, já que há tantas partes e equipes envolvidas. A plataforma usará inteligência artificial para estabelecer uma única fonte de informação, garantindo uma supervisão clara do todo.

Com isso, a construtora passa a ter em uma única ferramenta todos os seus sistemas interligados e apenas uma única fonte de produção de relatórios e documentos. Sem trânsito ou perda de informação. Isso trará ainda mais eficiência para os projetos, possibilitando agrupamento de dados e compartilhamento entre equipes de obras e escritório.

Dessa forma, ganha-se em rastreabilidade e planejamento, tornando as aprovações necessárias para início e finalização das obras mais rápidas, mantendo uma trilha de auditoria inviolável e uma visão clara de todas as etapas.

Uma outra vantagem é a redução do retrabalho, economizando tempo, garantindo maior segurança e acessibilidade ao mesmo tempo.

Essa nova ferramenta terá recursos alocados no OneDrive, Dropbox e no Google Drive, justamente para poder driblar possíveis períodos de inoperabilidade. Sendo, portanto, autônomo.

Agora é esperar quando essa nova tecnologia aporta em terras brasileiras. Estamos de olho, afinal, agregamos novas tecnologias sempre que possível para mantermos as nossas entregas no padrão que você merece!