Planejar a construção da casa é uma tarefa que envolve diversos pontos que vão desde a definição do terreno e o levantamento da mão de obra necessária para a execução da obra até a compra dos materiais e a obtenção de documentação específica.
Esse planejamento de obra não é um processo muito complexo, mas é uma das etapas mais importantes quando se deseja construir uma casa, na verdade, aquela casa que é o seu sonho há muito tempo.
Este planejamento pode te ajudar a respeitar o cronograma e manter a obra dentro do orçamento que foi estipulado.
Pensando nisso, fizemos uma “lista” do que deve ter no seu planejamento de obra:
1. Escolha o terreno ideal
Antes de começar a obra, é preciso escolher onde será o seu novo endereço.
A escolha do terreno é fundamental para determinar qual o tipo de casa e qual a melhor metodologia de construção, para que o resultado fique dentro das suas expectativas.
Pontos importantes a serem notados: desníveis do terreno, qualidade do solo, área permitida para a construção da casa e localização, esta última é essencial, porque as demais, conseguimos adaptar o projeto ou, até mesmo, alterar a configuração do terreno, mas não dá para mudar o “onde” a sua nova casa estará localizada.
Todos esses detalhes impactam na obra e no valor final.
2. Defina um orçamento
Determinar o valor a ser gasto na construção da casa é, provavelmente, o ponto mais importante para a sua segurança financeira. Deixar “em aberto” ou não respeitar o limite orçamentário pode ter consequências graves para a você.
O orçamento da obra será o responsável por definir o tamanho, a qualidade dos acabamentos e o tempo gasto para a conclusão da construção. Por isso, é muito importante tomar muito cuidado ao fazer as contas de maneira correta e realista.
Aqui é preciso equilíbrio, para que não haja exageros, pelo bem da sua saúde financeira, e nem economizar demais, para que a construção não fique do seu agrado e que você possa se arrepender mais tarde. E ainda ter que gastar mais com possíveis consertos e reformas.
3. Contrate uma empresa especializada
Por 2 motivos: o primeiro pela experiência e o segundo é que o acompanhamento técnico da obra é exigência da legislação brasileira.
Essa empresa especializada deve ter arquiteto, engenheiro civil e equipe de mão de obra especializada.
Lembra do que falamos sobre se manter no orçamento? Uma construtora especializada é o caminho mais fácil para ter a casa dos seus sonhos e ainda ficar dentro do seu orçamento.
Sem dores de cabeça, sem atrasos, com construção de qualidade e acabamentos de acordo com o seu desejo e necessidade.
4. Compra dos materiais necessários
Algumas construtoras já contam com a possibilidade de contração total, você não se preocupa nem com a compra dos materiais, que acaba impactando positivamente no orçamento, já que os custos para essas empresas é menor, porque compram em grande quantidade.
Entretanto, você pode pedir para comprar você mesmo os materiais e acabamentos da sua casa. Então, pesquise, compare preços, qualidade, durabilidade, etc.
E cuidado com as suas compras, porque elas impactam diretamente na qualidade e segurança da obra.
5. Obtenha a documentação necessária
Para construir, é preciso obter alvarás e licenças de obras, de acordo com as normas e exigências dos órgãos municipais competentes.
E, claro, que estes gastos devem constar no seu orçamento.
6. Defina um cronograma
Definir um cronograma é fundamental para manter a organização dos estágios e conseguir visualizar e entender os passos que já foram dados e os que ainda estão por vir. A construção da sua casa deve seguir as seguintes etapas:
Fundação: etapa responsável pela sustentação. Aqui, o terreno deve ser preparado e os alicerces da sua casa devem ser construídos, eles são a base do projeto todo.
Alvenaria: é o levantamento das paredes, a colocação da laje e de outros pontos estruturais do imóvel.
Laje e Telhado: conclui a parte estrutural da casa e deve ser feito de acordo com o especificado no projeto arquitetônico. Além do efeito estético, ele tem grande importância para a conservação do imóvel.
Elétrica e hidráulica: são etapas que exigem muitos cuidados para ficarem bem executadas, caso contrário, você pode ter problemas e ter que quebrar paredes já prontas para consertá-los.
Acabamento: a maioria dos proprietários gosta bastante desta parte do projeto. E é justamente aqui que deve-se ter cuidado para não sair do orçamento. Aqui entram a colocação de pisos, revestimentos, pintura de paredes, instalação de móveis planejados, etc
Planejar a construção do seu imóvel pode parecer trabalhoso, mas todas as etapas que citamos são importantes para garantir que seja a edificação do seu sonho!
Um bom planejamento previne erros, garante o total aproveitamento do terreno, evita desperdício de materiais e, consequentemente, economiza dinheiro.
Nós da Vera Cruz Construtora cuidamos de todos esses detalhes para você. Acesse o nosso site e conheça mais sobre a nossa história de sucesso entregando lares e sobre os nossos projetos.