A tecnologia já deixou (faz muito tempo) de ser algo distante e hoje faz parte da nossa rotina.
Nos nossos lares, ela gera conforto e praticidade. Além de facilitar muito o dia a dia, quando tudo está conectado.
O termo “casa inteligente”, inclusive, vem sendo cada vez mais usado e está diretamente ligado ao conceito de Internet das Coisas, ou somente IoT.
Portanto, uma casa inteligente é aquela em que a tecnologia e a conectividade estão presentes nos ambientes da casa, garantindo recursos extras por meio de conexão com a internet.
Uma casa inteligente é conectada e os equipamentos funcionam de maneira integrada e conta, também com automação e controle de tarefas.
Aqui, elencamos alguns itens que são essenciais quando falamos em casa inteligente:
– Fechaduras digitais: é um facilitador do seu dia a dia, já que não precisará mais das chaves. A abertura da fechadura é feita por meio de digital ou senha. Além disso, você pode programar o acesso de certas credenciais (usuários) para determinados horários, como no caso de visitantes e funcionários.
– Controle da iluminação: você não precisa mais ir até o interruptor para acender ou apagar as luzes da sua casa e poderá, também, controlar a intensidade da iluminação. Pode parecer um item desnecessário, mas, já pensou em poder controlar quando as luzes se apagam e quando acendem? Pois é, nunca mais a luz da cozinha vai ficar acesa o dia todo, porque você esqueceu de apagá-la antes de sair.
– Limpeza: os aspiradores de pó inteligentes já são uma realidade em muitas casas e ganham cada vez mais versões, alguns já contam com a função de lavar e passar pano pela casa. Afinal, desde que conhecemos a Rose, do desenho Os Jetsons, em ação sonhamos com o dia em que robôs farão as tarefas de casa.
– Geladeira e máquina de lavar/secar conectadas: alguns modelos de geladeiras já contam com tablets acoplados em suas portas, em que é possível verificar compromissos, consultar receitas e até ver o que tem dentro dela, sem a necessidade de abri-la. Já as máquinas de lavar conectadas ajudam na sua rotina, que não precisará mais ter o “dia de lavar roupa”, basta deixar as roupas na máquina ao sair de casa e quando voltar, já estará tudo lavado e seco.
– Smart speaker: são os aparelhos que respondem aos comandos de voz e servem como agregadores de todas as tecnologias da casa. Além disso, a inteligência artificial desses aparelhos facilita muitas outras tarefas cotidianas, como programar horários para acordar (com música), saber a previsão do tempo, compromissos do dia e até fazer pesquisas de assuntos em sites de busca. Esperamos ansiosamente quando teremos uma tecnologia em casa como o Jarvis e a Friday do Tony Stark!
Por tudo isso, vemos que nossos lares estarão cada vez mais conectadas, gerando maior segurança, conforto e economia para nós e nossas famílias.