Dicas para escolher seu imóvel

O primeiro e mais importante passo para escolher o seu imóvel é definir se você prefere casa ou apartamento. Assim, você já pode eliminar alguns possíveis candidatos.

Depois, defina as necessidades da família: se há crianças, pets, número de adultos. E finalmente, o raio de localização: distância da escola, do trabalho, dos pais, amigos, familiares, etc.

Enfim, são muitos pontos, por isso, separamos algumas dicas para te ajudar:

1- Defina o que sua família precisa: nesta hora, você deve pensar em quem mora com você, porque a família deve ser atendida em todas as necessidades. É hora de considerar a rotina, idade e número de crianças, número de moradores da casa. Tudo isso para que você possa definir número de cômodos, espaços interno e externo, facilidades no próprio condomínio. Aqui faça uma lista de prioridades, em que deve constar tudo o que vocês desejam do seu novo lar.

2- Tire fotos e faça uma lista de prós e contras de cada imóvel visitado: assim, vocês podem relembrar a visita com mais frieza e a lista de prós e contras pode servir como critério de desempate.

3- Não esqueça de ter um orçamento: e mais importante, prenda-se a este orçamento. Para que a mudança de lar não leve a família inteira a uma situação financeira desconfortável.

4- Estude a localização: ande pelo bairro, converse com moradores, visite o comércio local, compre algo nas lojas, almoce nos restaurantes próximos. Além disso, faça os percursos para o trabalho, faculdade, escola, casa de familiares e amigos, para verificar se a distância entre o seu lar e estes pontos não será um impedimento para visitas ou um dificultador da sua rotina.

5- Por último, e não menos importante: pense a longo prazo, afinal, a compra de um imóvel é um processo que demanda tempo, energia e dinheiro, portanto, não é algo que se faça com frequência. Portanto, é preciso pensar se haverá mudança nas necessidades da família, por exemplo, a chegada de um bebê ou as crianças crescerem e terem seus próprios quartos.

E não se esqueça que o imóvel que você está comprando hoje é um investimento futuro, portanto, ele deve valorizar. Por isso, escolha a localização com cuidado, ela é fundamental para o aumento do valor de venda futura.

Para saber mais sobre o mercado imobiliário e de construção civil, nos acompanhe em nossas redes sociais e aqui no nosso blog.