Desafio na construção de edifícios no Brasil.

Segundo o estudo Produtividade e Oportunidades da Cadeia da Construção Civil, divulgado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), a imprevisibilidade é o principal desafio enfrentado pelo setor de construção e incorporação no Brasil.

Nesse aspecto, a escassez ou aumento dos recursos financeiros é um dos maiores obstáculos enfrentados neste mercado, que faz com que o preço dos materiais e insumos tenham uma alta variação de preço.

Outro ponto que fica evidente é a eficiência da mão de obra para execução e atividades demandadas em uma obra.

Existe uma grande lacuna na formação e qualificação dos profissionais para lidar com a rotina do setor, especialmente em um cenário que se torna cada vez mais digital. Atualmente, a cadeia de construção no Brasil emprega cerca de 3,7 milhões de pessoas.

De acordo com o estudo, a cadeia de construção gasta R$ 301,48 bilhões com pessoas. Deste montante, a maior parcela (39%) é para o fornecimento de insumos, seguido pela Indústria de base (30%). Em terceiro lugar (20%), aparecem os gastos com os profissionais responsáveis pelas obras de engenharia e infraestrutura. São R$ 60,30 bilhões para este fim.

Apesar dos desafios que devem ser enfrentados diariamente, o setor ainda se mantém em crescimento, sendo um dos investimentos mais rentáveis que temos nos dias de hoje.

Outro ponto é que a construção civil é uma das áreas que mais tem evoluído, com materiais cada vez mais tecnológicos e sustentáveis, o que tende a baratear os insumos a longo prazo.

Por aqui, continuamos muito atentos ao que o mercado indica e o que há de mais novo em materiais e acabamentos, para que sua obra seja eficiente e a construção do seu sonho se concretize o mais rapidamente possível.