Segundo uma pesquisa do Sindicato da indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), a escassez de mão de obra é um dos maiores desafios enfrentados pela construção civil na atualidade.
E essa situação não é localizada somente em Minas, é uma realidade no Brasil inteiro. Há uma falta generalizada em todas as etapas de construção, desde o servente até pedreiros, carpinteiros, mestres de obra e até engenheiros.
E o que pode ser visto é algumas empresas do setor contratarem profissionais de outros países. Em outras situações, as empresas acabam recorrendo às horas extras de seu quadro de funcionários.
Para ter uma ideia da situação nacional, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que a falta de trabalhadores qualificados foi apontado como o principal obstáculo para 28,2% dos empresários da área. Este é o maior índice da série histórica do segmento.
Um dos maiores problemas observados é a falta de treinamento, muitos jovens são atraídos para o segmento, tendo em vista seus benefícios, mas não têm capacitação para trabalharem em canteiros de obras.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a construção civil empregou mais de 100 mil pessoas nos primeiros 3 meses do ano.
Com o setor aquecido, é imprescindível que se tenha mais mão de obra, uma vez que serão abertos novos postos de trabalho para atender a demanda que continua bastante alta.
Aqui na Vera Cruz, investimos em constantes treinamentos e atualizações para nossa equipe, para que possamos qualificar e reter nossa mão de obra e, assim, entregar um trabalho de qualidade superior aos nossos clientes.