Busca por imóveis maiores tem movimentado o mercado imobiliário

Com a pandemia, a busca por imóveis maiores aumentou significativamente.

Segundo os dados comparados entre 2020 e 2021 pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em todo o Brasil a venda de casas e apartamentos cresceu 13%.

Em 2022, essa tendência de crescimento se manteve estável. O número de imóveis novos comercializados no Brasil aumentou 6,2% no primeiro trimestre de 2022, quando comparado com o mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC).

A necessidade de permanecer em casa fez com que as pessoas procurassem imóveis mais amplos e espaçosos, que atendessem as necessidades, agora diferentes, das famílias com mais conforto.

Na verdade, houve uma ressignificação geral na forma como as pessoas veem seus próprios lares. Se antes, era espaços apenas para “dormir”, hoje, tomam forma de local de trabalho, lazer, descanso, etc. Além disso, houve um movimento de querer receber amigos e familiares em casa.

Por isso, muitas famílias buscaram casas com mais cômodos (e maiores) para satisfazer todas essas novas prioridades.

Tudo isso faz com que o mercado imobiliário se mantenha aquecido, gerando novas e excelentes oportunidades de negócios, tanto para quem deseja comprar, para quem quer vender e até para quem está de olho em um tipo diferenciado de investimento financeiro.

O segredo aqui é analisar todas as oportunidades e escolher aquela que mais atende àquilo que você busca no momento.

Hoje, temos duas tendências bastante fortes: as residências maiores, que comportem as famílias e os pequenos imóveis individuais, com amplo espaço de lazer e convivência no condomínio.

A primeira, é claro, é reflexo de tudo o que falamos até aqui, já a segunda realidade tem a ver com os jovens adultos que buscam independência de moradia e acabam por sair da casa dos pais. Essa situação impulsiona o crescimento do aluguel para apartamentos próximos a centros comerciais.

Ter esta visão de mercado é fundamental para entender as movimentações do mercado imobiliário e ter uma visão ampla de suas possibilidades de compra e investimento.

Por fim, vale dizer que apesar de ser um ano atípico este pode continuar sendo um ano bastante lucrativo para quem busca investir em um imóvel.