O mundo tem sofrido (muito) com os efeitos do aquecimento global e a construção civil é, historicamente, um dos setores mais poluentes da economia, responsável pela emissão de 38% do dióxido de carbono na atmosfera, de acordo com a Organização das Nações Unidas.
Por isso, é urgente que cada vez mais projetos tenham estratégias eco-friendly (ecológico), que vem ganhando muito espaço aqui no Brasil.
Um estudo realizado pelo Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), em parceria com a Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), aponta que dentre 27 empresas consultadas, 71% afirmaram adotar práticas de ESG, enquanto 29% estão no início da implementação.
Com isso, neste ano, o Brasil foi considerado o quarto no ranking mundial das construções sustentáveis, segundo informações do U.S. Green Building Council (USGBC).
São muitas as estratégias que podem ser adotadas, entre as mais recorrentes, estão a utilização de materiais sustentáveis, que podem ajudar na diminuição do desperdício e, consequentemente, reduzir a quantidade de entulhos gerados.
Entre eles, podemos citar: telhado verde, tinta ecológica, madeira engenheirada, aço reciclado, isolantes naturais, que podem diminuir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa, ajudando assim a combater as mudanças climáticas.
A adoção de estratégias eco-friendly não traz apenas benefícios para o futuro do planeta ao reduzir de forma significativa a exploração de recursos naturais, como também permite a redução dos custos operacionais de projetos, além da geração de empregos e impulsionamento da economia do país.
Essa é uma das nossas preocupações constantes aqui na Vera Cruz. Acesse o nosso site e conheça alguns dos nossos projetos.