Valorização do imóvel, entenda como funciona!

No mercado imobiliário, os preços dos imóveis são definidos, num primeiro momento, pela lei da oferta e da procura. Porém, em função de diversos fatores, o preço do bem pode variar, tanto com aumento quanto diminuição do valor de comercialização.

Entre os fatores que podem influenciar significativamente o valor do imóvel, podemos citar como sendo os principais:

– Localização: este é, sem dúvida, o primeiro fator que determina a valorização do imóvel. Algumas questões associadas à localização podem influenciar no preço de compra/venda, já que são vistas como vantagens pela maioria das pessoas, como estar próximo a centros comerciais, shoppings, escolas, universidades, vias de acesso, hospitais, transporte público. Além disso, outro ponto que deve ser analisado é a taxa de criminalidade da região.

– Metragem: quanto maior o imóvel, maior será o seu valor. De forma geral, cada região tem um preço médio por metro quadrado (m²) para servir como base de cálculo. E quanto mais valorizada a região, maior será o valor do bem.

– Conservação: é um dos pontos primordiais para determinar o valor do imóvel. Construções antigas, que precisam de renovações (telhado, fundações, elétrica, hidráulica, etc.) tendem a ser mais baratas, independente da metragem, assim como construções novas, mas que estejam malconservadas ou que foram mal construídas. Mofo, pinturas descascadas, portas/janelas emperradas podem desvalorizar o imóvel. Da mesma forma como acabamentos luxuosos e itens exclusivos tendem a valorizar o valor de comercialização.

Agora que já sabe quais os principais fatores que influenciam o valor de venda, fica mais fácil ter noção da precificação dos imóveis. Embora não exista uma fórmula para calcular a valorização do seu imóvel, você pode fazer um levantamento do preço de venda de imóveis similares na mesma região para ter uma ideia se o preço do bem está adequado ao mercado.

Quer mais conteúdos sobre construção e mercado imobiliário? É só nos seguir nas nossas redes. E fique ligado aqui no nosso blog.